Jornal do Commercio destaca vitória do Pocketstore na Campus Party Recife

1 de agosto, 2012


O Caderno de Tecnologia do Jornal do Commercio trouxe matéria especial hoje com uma restrospectiva da Campus Party Recife e mencionou a vitória do Pocketstore no concurso Campus Beta.

Segue o texto na íntegra:

“Arena abrigou disputas acirradas

COMPETIÇÕES Campuseiros participaram de vários desafios, a exemplo do Wayra Contest, vencido pela equipe recifense Proativa Soluções

A Campus Party deixa como saldo vários vencedores e a expectativa de uma segunda edição ainda mais divertida e competitiva que a primeira, já marcada por disputas acirradas. Uma das que mais causaram suspense foi o Wayra Contest, promovido pela aceleradora Global de Startups digitais da Telefonica/Vivo com o objetivo de avaliar e premiar ideias de negócios criadas por jovens empreendedores.

O topo do pódio foi conquistado pela Proativa Soluções com a ProDeaf, plataforma que busca quebrar a barreira de comunicação que existe entre surdos e ouvintes. O sistema traduz o português, falado ou textual, para a linguagem de Libras, que é interpretada por um personagem animado em 3D. A solução foi criada por Lucas Mello e João Paulo Oliveira, que venceram mais de 50 inscritos.

Os dois foram contemplados com cinco dias na Academia Wayra em São Paulo, onde poderão aperfeiçoar seu plano de negócios com empreendedores e investidores. A startup também teve sua proposta classificada para a próxima wayraWeek e foi convidada para participar do Programa de Incubação do Porto Digital sem passar pelo processo seletivo tradicional. “Vamos continuar trabalhando e melhorando o ProDeaf e aproveitar ao máximo a wayraWeek, fazendo o possível para gerar novos negócios”, conta João Paulo.

Outra equipe premiada com incubação no Porto foi a i2 Mobile Solutions, com o Pocketstore.

Liderado por Luciano Ayres e o engenheiro de software Felipe Andrade, o projeto venceu outras oito ideias inscritas na competição Campus Beta. “É uma plataforma de mobile commerce que permite a venda de produtos e serviços através de aplicativos para celulares e tablets”, explica Luciano.

Ainda na área de aplicativos, Crystian Leão, João Marcelo Teixeira e Guilherme Moura, alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ganharam o prêmio Acessibilidade do Vivo Hackaton com o jogo Luz, câmera, libras, que cria interesse entre ouvintes e surdos para aprender Libras de forma lúdica. “A gente começou a desenvolver na segunda-feira antes da Campus Party. Passamos uma semana correndo”, relembra João Marcelo. A equipe ganhou R$ 7 mil e um Samsung Galaxy SIII.

Já na maratona de programação Hackaton promovida pelo Facebook, o vencedor foi Marcelo Eden, com o aplicativo Likemarks (www.likemarks.in). “Dois dias foi muito pouco tempo para desenvolver um produto legal, por isso, praticamente virei noites desenvolvendo o app”, explica Marcelo. O Likemarks é ferramenta de busca que exibe todos os links indexados pelos usuários. “Sempre que você compartilhar um link no Facebook, ele é automaticamente indexado. Dessa forma, é possível encontrá-lo facilmente”, complementa.

Saindo do mundo das redes sociais e entrando no da robótica, o campeão da competição de robótica livre foi o grupo Positronics, formado por Lucas Cavalcanti, 17 anos, Diogo Lacerda, 21, Ana Emília Rabêlo, 16, e tendo Paulo Marcelo Pontes como orientador. “O robô é de resgate e deve rastrear o ambiente da arena e definir que ações executar”, explica. Esse mesmo grupo já havia ganho a categoria Best Collegiality no mundial Robocop Junior, realizado na Cidade do México em junho.

“Tivemos que resolver as coisas sem chave de fenda e ferro de solda, que são materiais proibidos. Muita coisa teve que ser gambiarra”, conta. E o grupo já saiu da Campus Party com nova parceria. “Estabelecemos um novo projeto com um amigo, envolvendo foguetes e robôs”, finaliza.”

Fonte: Jornal do Commercio

comentários



Posts Recentes





Twitter

@i2mobilebr


Faça parte da nossa equipe

Já imaginou trabalhar criando apps e games para tablets e smartphones?

Oportunidades disponíveis:


iFriday

Boletim semanal com as principais notícias do mercado mobile e digital:


Categorias

Links