i2 MOBILE SOLUTIONS < BLOG >

Como Inovar em uma Pequena Empresa Gastando Pouco

A maioria das empresas brasileiras de pequeno porte afirma que o alto custo é o principal obstáculo à inovação, de acordo com pesquisa do SEBRAE. O que mais encarece o processo de inovação é o elevado grau de incerteza sobre o sucesso do projeto, mas existem formas práticas de minimizar esse risco.

A prototipação de novas ideias serve para validar um novo conceito de produto ou serviço antes de se investir na sua criação. Um protótipo pode ser criado de várias formas, da mais rudimentar como desenhar as telas no papel e exibí-las em sequência, ou utilizando softwares para criar um protótipo “navegável” em poucos minutos.

Os protótipos devem evoluir com o tempo, então utilize a forma mais acessível no momento, comece rabiscando no papel e depois refine até chegar em uma versão que você considere pronta para compartilhar com um grupo de pessoas com perfil do seu público alvo, ou seja, os usuários finais.

Solicite o feedback dos “testadores”, escute o que eles tem a dizer e faça os ajustes necessários ao protótipo. Repita esse processo até chegar em um conceito enxuto, focado no que os usuários realmente precisam e pronto para ser desenvolvido.

Empresas inovadoras não são aquelas que transformam todas as ideias em projetos, mas sim aquelas que estão constantemente testando novas ideias para identificar qual a que mais vale a pena ser desenvolvida.

Sair da versão mobile