i2 MOBILE SOLUTIONS < BLOG >

Aplicativo Híbrido ou Nativo? Como Escolher o Melhor para o Seu Projeto

A discussão sobre qual a melhor forma de desenvolver um aplicativo, se híbrido ou nativo é interminável. A verdade é que cada método tem suas vantagens e desvantagens, ou seja, para definir o melhor é necessário levar em consideração uma série de aspectos.

Em linhas gerais, os aplicativos nativos possuem como característica principal uma melhor performance em razão da integração mais eficiente com o hardware do aparelho, enquanto os aplicativos híbridos permitem uma maior produtividade por tornar possível criar uma única versão do aplicativo para iOS e Android, por exemplo.

Entretanto, com o avanço das ferramentas e tecnologias, tanto dos SDKs nativos quanto dos frameworks híbridos, esse conceito está ficando cada vez mais ultrapassado e tornando difícil determinar qual tecnologia é superior em cada caso.

O mais importante é definir de forma clara os objetivos do projeto e levar em consideração as habilidades da equipe que irá trabalhar nele. Uma equipe com histórico e experiência no desenvolvimento de aplicativos nativos não deve ser forçada a trabalhar em um projeto de aplicativo híbrido por determinação de terceiros, e vice-versa.

A tecnologia por si só é uma mera ferramenta, ou seja, um meio para atingir um objetivo, e não o foco principal. O fundamental é reunir a equipe certa para o desenvolvimento do seu projeto e se certificar que seus integrantes reunem todas as habilidades necessárias e experiência comprovada no planejamento, desenvolvimento e entrega de aplicativos.

Sair da versão mobile