i2 MOBILE SOLUTIONS < BLOG >

05 Formas de Fazer o Brainstorming Gerar Melhores Resultados

O brainstorming é uma técnica bastante utilizada para geração de novas ideias em projetos de softwares e aplicativos, mas, apesar da sua popularidade, nem sempre é utilizado adequadamente.

Segue uma lista de boas práticas para tornar seu brainstorming mais eficaz:

1. Diversidade da equipe

A diversidade de pontos de vista na hora do brainstorming, bem como as diferentes habilidades e formações de cada integrante da equipe, ajudam a enriquecer a geração de ideias. Em resumo, você não quer uma equipe onde todos pensam igual a você, pelo contrário, reuna diferentes perfis para colaborar com o mesmo objetivo.

2. Sem censura

Garanta que todos terão oportunidade iguais para falar sobre suas ideias e, o mais importante, deixe claro que ninguém pode ser censurado ou criticado pelas ideias, por mais bobas ou ruins que possam parecer. Ao invés disso, incentive que as pessoas “roubem” uma ideia e sugira algo para deixá-la ainda melhor.

3. Defina um tempo

Também é importante definir um tempo para a realização do brainstorming. Geralmente 10 a 15 minutos são suficientes para gerar uma grande quantidade de ideias, as quais posteriormente devem ser filtradas, priorizadas e aperfeiçoadas.

Alguns autores inclusive recomendam solicitar aos participantes a trazer suas ideias anotadas em papel, como uma “pré-lista”, e utilizá-las como ponto de partida no brainstorming em grupo. Eles justificam essa prática com o fato de que as pessoas tendem a pensar de forma mais criativa quando estão sozinhas.

DICA: Ao invés de realizar um brainstorming mais longo de 30 minutos, tente fazer 2 ou 3 rodadas seguidas com tempo mais reduzido. Isso permite que a equipe se inspire nas boas ideias uns dos outros e evolua rapidamente um conceito que pareça ser promissor.

4. Foque em quantidade, depois separe o joio do trigo

Seu objetivo com o brainstorming deve ser gerar o máximo de ideias possíveis dentro do tempo determinado. Pode parecer contraditório, mas não se preocupe com qualidade nesse primeiro momento, porque ninguém terá uma ideia genial e totalmente perfeita de primeira.

Um problema pode ser resolvido de diferentes maneiras, então quanto mais ideias de soluções e abordagens diferentes para resolvê-lo você tiver, melhor será para selecionar e aperfeiçoar o conceito da ideia mais promissora.

5. Uma imagem vale mais do que mil palavras

Após as primeiras rodadas de brainstorming, peça para as pessoas esboçarem as melhores ideias de forma rápida em papel para ilustrar como seriam as telas e interface do usuário.

Isso torna os conceitos discutidos mais concretos e próximos da realidade, gerando uma maior reflexão de todos da equipe sobre características que por ventura ainda não tinham sido pensadas.

BÔNUS:

6. Tire a equipe da zona de conforto

Uma maneira eficiente de “destravar” a equipe no início do brainstorming é desafiá-los a pensar em ideias relacionadas a um tema ou imagem.

Você pode, por exemplo, mostrar a foto de um foguete e os participantes se inspirarem para idealizar soluções que utilizem a rapidez e velocidade como forma de resolver o problema, ou exibir a imagem de um cofre e as pessoas idealizarem soluções que sejam econômicas e seguras para o usuário.

Cada um irá interpretar o material da sua própria maneira, expandindo as possibilidades além do que poderia gerar um brainstorming comum.

Sair da versão mobile