i2 MOBILE SOLUTIONS < BLOG >

12 Dicas Para Testar seu Aplicativo de Forma Mais Eficaz

Testar o seu aplicativo com os usuários reais é a forma mais eficaz de identificar e priorizar o desenvolvimento de melhorias na direção certa.

Listamos algumas boas práticas gerais para você poder testar o seu projeto de forma simples e barata:

1. Seleção de Participantes

É imprescindível que os usuários convidados para os testes tenham o perfil compatível com aqueles que utilizam ou utilizarão o aplicativo. Para garantir isso, antes de agendar um testes, peça que aos potenciais candidatos que respondam a um questionário e escolha aqueles que melhor se encaixam.

2. Quantidade de Participantes

Jakob Nielsen, especialista em usabilidade, afirma que testes com 05 usuários são suficientes para identificar a maioria das falhas de usabilidade mais importantes, portanto você pode utilizar essa quantidade como uma boa referência.

3. Teste o Aplicativo, Não os Usuários

Antes de começar, informe ao usuário que ele não está sendo testado e sim o aplicativo, o qual possivelmente ainda apresenta defeitos que precisarão ser corrigidos.

É importante deixar claro para as pessoas que erros poderão ocorrer e caso ocorram, a culpa e responsabilidade são totalmente da equipe que está desenvolvendo o projeto. É justamente por isso que o aplicativo está sendo testado, para a equipe poder identificar as falhas e corrigí-las.

Além disso, informe que é possível parar ou desistir dos testes a qualquer momento sem problema algum.

4. Aquecimento

A maioria das pessoas fica ansiosa ou nervosa antes da realização dos testes, portanto faça algumas perguntas básicas para conhecer melhor o perfil e hábitos pessoais relacionados ao contexto do projeto como forma de aquecimento e para quebrar o gelo.

Também é extremamente recomendado que você informe do que se trata o projeto, qual a finalidade do aplicativo e como os testes serão realizados.

5. Execução de Tarefas

Defina previamente tarefas a serem executadas pelos usuários durante os testes, de preferência as tarefas mais importantes do aplicativo. Também é fundamental que você informe ao usuário quando ele executou a tarefa com sucesso.

6. Método Think-aloud

Peça aos usuários para falar em voz alta o que estão pensando enquanto executam as tarefas. Isso permite uma melhor compreensão do estado emocional e sobre como a pessoa racionaliza as decisões durante o processo de utilização do aplicativo.

7. Tome Nota

Cada sessão de testes pode durar entre 15 e 30 minutos, dependendo da natureza do projeto, portanto observe, escute e anote os pontos mais importantes. As anotações serão valiosas na hora de analisar os resultados após a conclusão de todos os testes. Não confie exclusivamente na sua memória.

8. Teste com Frequência

Os testes devem ser uma atividade constante durante todo o ciclo de vida do projeto, portanto testar um pequeno grupo de diferentes pessoas de forma frequente é a forma mais prática de garantir o sucesso do seu aplicativo. Transforme isso em um hábito.

9. Não Influencie os Usuários

Mantenha um discurso neutro e imparcial com os usuários na hora de instruí-los e acompanhá-los nos testes. Seu papel deve ser exclusivamente observar e escutar, portanto não emita opiniões ou juízos de valor.

10. Síntese dos Dados

Ao final das entrevistas e testes com os usuários, você deverá ter uma grande quantidade de anotações reunindo os mais variados tipos de anotações. O Diagrama de Afinidades é uma boa ferramenta para agrupar e extrair informações relevantes desses dados.

11. Formulário S.U.S.

Se você precisar de um método mais preciso para avaliar a usabilidade do seu aplicativo, você pode aplicar um formulário com o método S.U.S. (System Usability Scale) ao final dos testes com cada usuário. Assim você terá um “score” ou pontuação para quantificar o desempenho dos aspectos de usabilidade do seu aplicativo.

12. Confidencialidade

Nunca divulgue publicamente ou correlacione os nomes dos participantes aos dados e resultados dos testes. É preciso garantir a privacidade total dos usuários e utilizar exclusivamente os dados obtidos para o estudo e análise do projeto em questão.

Sair da versão mobile