Um MVP (Minimum Viable Product) ou Produto Mínimo Viável é uma versão básica do produto apenas com funções essenciais para satisfazer uma necessidade ou resolver um problema dos clientes ou usuários. O principal objetivo de um MVP deve ser obter feedback real dos consumidores para nortear o desenvolvimento futuro do projeto.
É a forma mais prática e barata de validar um conceito de produto e minimizar os riscos, porque foca apenas na função ou funções mais importantes aos usuários, deixando de lado funções ou características secundárias, as quais necessitariam de maior investimento e mais tempo para serem implementadas.
Seguem algumas das principais vantagens de desenvolver um MVP antes de partir para o desenvolvimento de um produto completo:
- Testar diferentes hipóteses e conceitos de produto com um investimento mínimo de recursos;
- Acelerar o aprendizado da equipe ou empresa sobre o mercado e comportamento do consumidor;
- Reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento e entrega;
- Entregar a versão básica do produto aos consumidores o mais rápido possível;
- Construir a base para possíveis novos produtos;
- Treinar as habilidades da equipe nas ferramentas necessárias para desenvolver o produto;
- Estabelecer e fortalecer a marca de forma rápida no mercado.