i2 MOBILE SOLUTIONS < BLOG >

Apple e Google Irão Rastrear os Contatos das Pessoas que Testarem Positivo para o COVID-19

Apple e Google anunciaram no dia 10 de Abril uma parceria para criar uma tecnologia de rastreio de pessoa (“contact tracing”) que tiveram contato com pessoas infectadas com o novo coronavírus.

Essa nova iniciativa tem o potencial de monitorar aproximadamente 3 bilhões de pessoas, considerando que quase um terço da população mundial utiliza aparelhos iPhone ou Android.

O objetivo é ajudar os governos a isolar os casos suspeitos e assim tentar deter a velocidade da pandemia. A tecnologia utilizará geolocalização e o bluetooth dos aparelhos para notificar as pessoas que tiveram contato próximo com alguém que testou positivo para o COVID-19 e recomendar que fiquem de quarentena ou procurem ajuda médica.

Apesar da preocupação dos especialistas em relação à privacidade dos usuários, as empresas afirma que os dados serão coletados de forma anônima, sem revelar o local nem a pessoa que estava infectada. Inicialmente os usuários precisarão baixar um aplicativo e fazer o opt-in, ou seja, dar permissão para a utilização dos dados, mas o próximo passo será incluir essa função nos sistemas operacionais iOS e Android.

A ideia é que os dados coletados sejam usados quando as pessoas acessarem aplicativos do respectivo governo em seus países que estejam integrado com o novo serviço através de um framework que será liberado publicamente em breve.

Fonte: TIME

Sair da versão mobile