i2 MOBILE SOLUTIONS < BLOG >

06 Dicas Para Trabalho de Equipes em Home Office Durante Épocas de Crise

A pandemia do COVID-19 tornou o trabalho em regime de home office praticamente obrigatório para a sobrevivência do negócio em muitas empresas pelo mundo.

Esse contexto aliado às pressões e ao medo que afeta empreendedores, gestores e funcionários, torna o cenário ainda mais complexo e diferente do modelo de home office comum.

Seguem algumas dicas para ajudar no planejamento do trabalho de equipes remotas durante a crise:

  1. Esqueça a mentalidade de trabalho das 8h às 18h

O home office não funciona da mesma forma que o trabalho no escritório. Cada pessoa deve ter a liberdade de definir o melhor horário de trabalho de acordo com as circunstâncias do seu dia, casa ou família.

O importante é que o trabalho seja realizado e não obrigar as pessoas a cumprirem horários. Flexibilidade é a chave.

  1. Organização e Comunicação

Centralize os arquivos e informações importantes para execução do trabalho em um repositório, em seguida comunique e torne acessível aos integrantes da equipe. A distância não deve ser uma desculpa para a falta de comunicação.

  1. Dias de trabalho mais curtos

Nem todos da equipe irão trabalhar 8 horas diariamente, mas tudo bem, porque as pessoas tendem a ser mais produtivas quando escolhem os próprios horários. Mais uma vez, o que importa é que o trabalho seja feito com qualidade e no prazo esperado.

  1. Mensagens de updates ao invés de conversas ao telefone

Evite marcar “calls” frequentes com a equipe, porque isso demanda que todos estejam online no mesmo horário, algo difícil de realizar quando cada um tem sua própria agenda de horários de trabalho.

Ao invés disso, peça que cada um registre diariamente updates sobre o andamento do trabalho. Você pode utilizar ferramentas como o Slack ou simplesmente um grupo de WhatsApp.

  1. Saúde e empatia

A vida é muito mais do que trabalho. Dessa forma, além de acompanhar o progresso das atividades, verifique e pergunte frequentemente sobre a saúde dos seus colaboradores e suas famílias.

Mostrar que se importa é fundamental para reforçar a confiança de uma equipe.

  1. Esteja preparado para imprevistos

Em épocas de crises como essa, é importante ter uma estratégia para compensar pela eventual indisponibilidade de um ou mais integrantes da equipe por tempo indeterminado. Otimismo é importante, mas elabore um plano para o pior cenário.

Sair da versão mobile