Pré-Projeto: O Que Fazer Antes de Iniciar a Criação de um Aplicativo

A ideia de criar um aplicativo é quase sempre influenciada pelas preferências do autor, ou seja, a principal motivação é criar algo que você gostaria de poder utilizar ou que tem absoluta certeza de que outras pessoas utilizariam. Quando se trata de aplicativos para empresas, o foco do projeto geralmente é desenvolver algo baseado nas sugestões dos gestores ou diretores da empresa.

Nessa fase de concepção é essencial seguir uma metodologia mais objetiva para garantir que o foco do projeto seja desenvolver uma solução útil e eficaz para os usuários ou consumidores, e não apenas para satisfazer o ego dos idealizadores.

Em resumo, as empresas não devem criar aplicativos para elas mesmas, e sim para os seus clientes, consumidores ou funcionários. Compreender e internalizar esse princípio desde o início é fundamental para o sucesso do projeto.

Uma fase de estudo pré-projeto deve incluir:

  • Análise do mercado e estudo da viabilidade técnica;
  • Análise dos aplicativos concorrentes, incluindo os reviews dos usuários nas lojas de aplicativos;
  • Identificação dos diferentes tipos e perfis de futuros usuários, bem como seus respectivos objetivos e problemas enfrentados;
  • Definição dos diferenciais competitivos que irão gelar valor para os usuários;
  • Planejamento da jornada do usuário nas tarefas a serem realizadas através do aplicativo.

Essa lista pode variar de acordo com a natureza do projeto, mas os itens acima já auxiliam a ter uma melhor ideia do que precisa ser construído baseado em fatos e informações mais consistentes e, consequentemente, com maior potencial para gerar melhores resultados.

Após isso, o material e informações resultantes dessa pesquisa devem ser compartilhadas com equipe responsável por desenvolver o projeto antes mesmo do início do planejamento propriamente dito.

Essa boa prática permite que todos estejam alinhados desde o início com as expectativas e necessidades a serem atendidas. Resultando assim em um melhor envolvimento e compreensão dos resultados a serem atingidos.