05 Tipos de Aplicativos Que Estão Ajudando os Brasileiros a Enfrentarem os Efeitos da Crise do COVID-19

O isolamento social provocado pela crise transformou os hábitos das famílias brasileiras e os aplicativos para smartphones tem uma participação significativa nisso.

Segue uma lista de aplicativos que estão ajudando a população brasileira a enfrentar os efeitos da pandemia do coronavírus:

  1. Aplicativos de Delivery

Serviços de delivery de comida e remédios em casa já eram bastante populares antes da crise, mas com o agravamento da situação esses aplicativos se transformaram nos maiores aliados das pessoas, principalmente aquelas que fazem parte dos grupos de risco e que precisam evitar qualquer tipo de contato pessoal desnecessário.

Aplicativos como iFood e Uber Eats inclusive passaram a oferecer opções de entrega sem contato com o entregador.

  1. Aplicativos de Monitoramento

Governos do mundo todo já utilizam aplicativos para monitorar rastrear a localização dos casos suspeitos e confirmados do coronavírus.

Apesar desse tipo de abordagem ser bastante questionável por não respeitar a privacidade dos dados dos usuários, já está em operação inclusive no Brasil, através do aplicativo do governo Coronavírus – SUS (iOS e Android).

  1. Aplicativos para Receber de Subsídios do Governo

Profissionais informais receberão uma ajuda mensal de R$ 600 do Governo Federal, o chamado “coronavoucher”.

O cadastro dos beneficiados está sendo feito através do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (iOS e Android) e o dinheiro poderá ser recebido através dos aplicativos de fintechs, startups do setor financeiro, como PicPay.

  1. Aplicativos de Videochamadas

A grande quantidade de pessoas isoladas e trabalhando em casa provocou uma explosão na utilização de aplicativos para chamadas de vídeo em grupo, com destaque para o novo fenômeno da categoria, o aplicativo Zoom.

Apesar de recentemente ter sido alvo de críticas e denúncias de falta de segurança, o aplicativo continua sendo um dos mais populares durante a pandemia.

  1. Aplicativos de Streaming

Serviços de streaming como a Netflix também já faziam parte da rotina do brasileiro, mas em geral para assistir através da televisão.

Agora com toda a família em casa o dia inteiro com gostos e preferências variadas, o consumo desse tipo de conteúdo ganhou ainda mais audiência nos tablets e smartphones.