05 Passos Simples para Fazer as Pessoas Levarem suas Ideias Mais a Sério

É comum ter novas ideias de aplicativos ou escutar ideias criativas de outras pessoas. Nós aqui na empresa recebemos com frequência várias ideias para criação de novos aplicativos, mas quando se trata de negócios, é necessário ir além da criatividade para aumentar as chances de sucesso do seu projeto.

Segue um passo a passo de ações simples para fazer as pessoas valorizarem e levarem mais a sério a sua ideia:

  1. Faça sua própria pesquisa

Não confie unicamente em dados e informações que você encontra online. Visite os locais, observe o comportamento e converse com os potenciais usuários da sua futura solução. Conheça seus futuros clientes e aprenda como eles agem e pensam.

OBS: Leve em consideração que nos tempos atuais da pandemia de COVID-19 o mais recomendado é ficar em casa e se distanciar socialmente para evitar o contágio.

Então interaja com as pessoas por chamadas de vídeo ou ligação e deixe para visitar locais públicos quando a situação se normalizar.

  1. Mergulhe nos Números

Analise e quantifique o tamanho do mercado potencial em dados traduzidos para o mundo dos negócios: projeção de faturamento, despesas, tíquete médio, lucro, etc.

Se você não conhecer a matemática financeira por trás da oportunidade, dificilmente alguém vai “comprar” sua ideia.

  1. Não se apaixone pela ideia

Seu objetivo no início deve ser explorar as diversas possibilidades de resolver um problema ou atender uma necessidade específica, portanto ao invés de trabalhar detalhadamente em uma única ideia, esboce diferentes conceitos simultâneos e depois peça opinião dos usuários sobre eles. Esse feedback é a melhor forma de direcionar o seu projeto.

Lembre-se, o critério para escolha da melhor ideia deve ser aquela que melhor atende aos usuários e não ao seu próprio ego.

  1. Prototipe

Existem diversas ferramentas online e gratuitas para prototipação de aplicativos. Mesmo que você não tenha experiência, você pode esboçar um protótipo até mesmo no PowerPoint.

O importante é tirar a ideia do papel e ilustrá-la visualmente em forma de “produto”. Isso já traz uma maior credibilidade e demonstra o seu compromisso com o objetivo do projeto. Além disso, torna sua ideia bem mais fácil de ser comunicada e compartilhada com outras pessoas.

  1. Valide

Prototipar é inútil se você não validar com os usuários ou potenciais clientes. Primeiro defina um objetivo para os testes, por exemplo, verificar se as pessoas conseguem utilizar a principal funcionalidade do aplicativo de forma rápida e fácil.

Depois reuna um pequeno de grupo de pessoas com o perfil do seu público alvo e peça que realizem tarefas no protótipo enquanto você observa.

Torne essa atividade em um hábito dentro do seu projeto e continue realizando ciclos de testes ao longo de todo o desenvolvimento.

Essa é a forma mais eficaz de identificar e priorizar os requisitos mais importantes para o sucesso do seu projeto.