Como Utilizar Aplicativos no Ambiente Empresarial para Gerar Melhores Resultados

O poder dos aplicativos móveis no ambiente corporativo é enorme. Grandes empresas de tecnologia como Facebook, Amazon e Google possuem inúmeros aplicativos destinados aos seus próprios funcionários e fornecedores.

Esses aplicativos auxiliam desde atividades rotineiras, como reservar o lugar no ônibus que levam os funcionários da empresa, como responder a pesquisas de satisfação, geração de novas ideias de produtos e colaboração entre equipes de diferentes setores.

As vantagens dessa nova realidade lideradas por empresas de base tecnológica também estão ao alcance das empresas de outros segmentos com objetivo de gerar resultados ainda melhores.

A rede de cafeterias Starbucks, a Pizza Hut e a FedEx são exemplos de como utilizar aplicativos para inovar e se conectar com os novos hábitos dos clientes.

Em resumo, os aplicativos podem ser utilizados para tornar uma empresa mais eficiente, através de soluções corporativas para os funcionários ou que modernizem o processo de trabalho, como também mais lucrativa, oferecendo novos produtos e serviços aos consumidores.

Para atingir esse objetivo, primeiro é necessário identificar necessidades ou oportunidades para implantação de soluções baseadas em aplicativos nas empresas. Seguem alguns exemplos de situações onde os aplicativos podem ser utilizados para gerar melhores resultados:

  • Equipes comerciais ou operacionais que precisam receber ou enviar dados e informações quando estão no “campo”, ou seja, fora da empresa;
  • Empoderar os funcionários com ferramentas para agilizar processos internos corporativos ou a comunicação entre os setores e equipes;
  • Oferecer aos consumidores ou clientes uma nova forma de utilizar os serviços, comprar produtos ou de se comunicar com a empresa;
  • Atingir um novo público de consumidores, com objetivo de gerar novas fontes de receitas através de produtos e serviços disruptivos;
  • Fidelizar clientes através da segmentação da comunicação de acordo com seu perfil e preferências pessoais.

Em um mundo conectado em constante evolução e movimento, experiências e soluções móveis continuarão a moldar o futuro das empresas.