Os requisitos ou escopo de um projeto consiste na lista de características, funções ou funcionalidades que o produto, software ou aplicativo deve possuir ao final do processo de desenvolvimento. Dessa maneira, definir os requisitos de um projeto é tão importante quanto a própria fase de execução, ou seja, a conclusão do projeto com sucesso depende diretamente de um planejamento eficaz.
O maior desafio é, primeiramente, converter as ideias em um escopo viável, e em seguida, priorizar as funcionalidades essenciais. Um erro bastante comum é gerar uma lista muito grande de requisitos, o que torna o projeto mais longo, oneroso e diminui significativamente suas chances de sucesso.
A prática mais recomendada é reunir equipe de desenvolvimento e cliente para priorizar e mensurar o grau de esforço necessário para criação de cada funcionalidade. Isso permite reduzir os itens da lista para o estritamente essencial para a entrega do projeto. Funcionalidades que não gerem benefícios relevantes para os futuros usuários devem ser descartadas.
Outro fator que deve ser considerado é para quais plataformas o projeto será desenvolvido primeiro. Nós recomendamos iniciar o desenvolvimento de uma única versão por vez, por exemplo, primeiro desenvolver e entregar a versão iOS e só após a sua efetiva conclusão começar a desenvolver a versão Android.
Muitas startups e empresas de sucesso começaram exclusivamente em uma única plataforma. O Instagram, por exemplo, começou com um aplicativo disponível apenas para iPhone e lançou a versão Android muito tempo depois. Essa estratégia permite um maior foco da equipe e evita custos adicionais com eventuais retrabalhos no projeto.
Escolhida a plataforma, o próximo passo é dividir esse escopo em etapas, preferencialmente de curta duração, entre 07 a 15 dias, iniciando sempre com o desenvolvimento das funções mais importantes para os clientes e usuários, e deixando as menos prioritárias para as etapas finais. Ao final de cada etapa é imprescindível que todo as funcionalidades planejadas para a mesma estejam testadas, totalmente livres de erros e disponíveis para utilização dos usuários.
A comunicação constante entre os membros da equipe e o cliente também deve ser uma atividade permanente ao longo do processo de desenvolvimento. Portanto a definição da rotina de reuniões diárias entre a equipe e periódicas com o cliente também devem fazer parte do planejamento.