Riscos e Segurança para Aplicativos Mobile no Uso de Frameworks de Terceiros

Segurança deve ser um item prioritário em todos os projetos de software atualmente, principalmente em aplicativos mobile em razão da importância de proteger os dados pessoais dos usuários. Apesar disso, um relatório apontou que 70% das vulnerabilidades exploradas em ataques cibernéticos poderiam ter sido evitadas caso os desenvolvedores tivessem realizado todas as atualizações de segurança (patches) disponíveis ao longo do tempo.

Em resumo, na grande maioria dos ataques, os hackers tentam explorar falhas antigas e já conhecidas, porque sabem que muitos servidores, sistemas, sites ou aplicativos não tem uma política de atualização de segurança constante, ou seja, foram desenvolvidos há muito tempo atrás e nunca mais atualizados.

Isso reafirma a necessidade não apenas de planejar e executar um projeto com utilização de fameworks e serviços de terceiros comprovadamente seguros, mas também manter o seu aplicativo atualizado com as novas versões e patches das dependências utilizadas no projeto.