Erros Fatais do Empreendedor de Primeira Viagem no Mercado de Aplicativos

O mundo está cheio de boas ideias. O que importa é resolver problemas…mas, principalmente, encontrar os problemas que valem à pena serem resolvidos.

Mesmo os empreendedores que seguem a boa prática de começar analisando o problema correm o risco de cometer os seguintes erros fatais:

  • Identifica o problema correto e cria a solução errada, falha ou pela qual as pessoas não estejam dispostas a pagar (provando que de nada adianta uma boa intenção sem a correta execução);
  • identifica o problema errado e cria uma solução adequada, mas para um mercado que não existe ou é irrelevante (provando que o problema escolhido não valia à pena ser resolvido).

As duas opções levam ao fracasso. Como evitar isso?

Conheça, estude, entreviste, peça a opinião e observe seus potenciais clientes para identificar uma necessidade ou problema pelo qual eles estejam dispostos a pagar por uma solução.

Gere e esboce múltiplas ideias de soluções para o problema, depois refine e escolha a com maior potencial.

Crie um protótipo e peça feedback aos seus futuros clientes. Refine e repita o processo até definir os requisitos essenciais para a versão 1.0 do produto.

OBS: Quando eu falo “essenciais”, eu realmente quero dizer estritamente essenciais, porque você não vai querer investir todos os seus recursos disponíveis na primeira versão de um projeto que ainda nem provou que pode gerar resultados concretos em um mercado altamente competitivo e dinâmico como o de aplicativos.

Portanto, guarde seu ego e ideias de funcionalidades mirabolantes no armário, e se concentre na funcionalidade que mais importa aos usuários.

Produza, desenvolva e teste incansavelmente a primeira versão do aplicativo.

Quando estiver pronto e totalmente livre de erros, publique, monitore o uso e fique atento ao feedback dos usuários.

Se tudo falhar, reinicie e tente novamente.

Ninguém, absolutamente ninguém, acerta da primeira vez.