05 Formas de Utilizar o Design Thinking para Criar Aplicativos Ainda Melhores

O Design Thinking é um processo que tem como objetivo compreender a realidade e necessidade do usuário, seus desafios e identificar o problema certo a ser resolvido para em seguida identificar estratégias e soluções para resolvê-lo de forma satisfatória.

Dessa forma, o método pode ser utilizado para a concepção e criação de aplicativos não apenas por designers, mas por qualquer profissional interessado em se aprofundar no assunto.

Veja como você pode utilizar o Design Thinking para criar aplicativos ainda melhores:

  1. Explore o universo e rotina dos futuros usuários do aplicativo. Pesquisar e analisar dados é importante, mas nada substitui observar pessoalmente e conversar com quem você pretende que utilize o app.
  2. Amplie as possibilidades e gere o maior número de ideias de soluções possíveis antes de se agarrar a primeira que parecer melhor. Essa estratégia funciona ainda melhor quando você tem uma equipe multidisciplinar para contribuir com diferentes opiniões e pontos de vista.
  3. Prototipe e teste as ideias de forma rápida com os usuários para aprender como melhorar ou descartar algo que não gerou o resultado esperado. Assim você economiza tempo e dinheiro antes de investir no desenvolvimento da ideia.
  4. Realize novamente as etapas de exploração, ideação e prototipação quantas vezes forem necessárias para atingir seu objetivo. As etapas do seu projeto devem ser um ciclo iterativo que se entrelaçam e não uma sequência linear de fases imutáveis.
  5. Continue aprendendo com seus usuários após o lançamento do projeto. As pessoas e o ambiente mudam constantemente, e para atingir o sucesso é preciso se adaptar à mudança.