03 Formas Simples de Conhecer Melhor os Usuários do Seu Aplicativo

Um dos principais fatores para o sucesso de um projeto de aplicativo é justamente a capacidade de se adaptar ao comportamento e atender às necessidades dos usuários, que estão sempre mudando. Segue uma lista de coisas simples que você pode fazer para conhecer seus usuários ainda melhor:

  • Realize entrevistas presenciais periódicas com pessoas que representem os diferentes perfis dos seus usuários. Por exemplo, um aplicativo de receitas pode ter como usuários tanto jovens querendo praticidade quanto idosos interessados em receitas clássicas.
  • Observe os usuários utilizando o seu aplicativo e peça para eles falarem em voz alta o que estão pensando durante a realização de cada tarefa. Além de registrar o que a pessoa fala, tente ler as expressões faciais e identificar que tipo de emoções os usuários demonstram ao utilizar cada parte do aplicativo.
  • Apresente uma lista dos termos e títulos das funções ou telas apresentadas no seu aplicativo e peça para os usuários redefinirem com melhores palavras ou agruparem por semelhança. Você certamente irá se surpreender como as pessoas podem interpretar a mesma coisa de forma diferente.