Você sabe o que são Progressive Web Apps?

Um Progressive Web App (PWA) é uma aplicação web que fornece uma experiência similar a de um aplicativo para os usuários, ou seja, o usuário precisa apenas acessar um endereço na web para utilizá-las. A maior vantagem da tecnlologia é justamente não precisar de download ou instalação, como nos aplicativos tradicionais. Isso também significa que um PWA consome bem menos espaço de armazenamento no aparelho.

Assim como nos aplicativos, um PWA pode ser utilizado para criar aplicações de dados dinâmicos, enviar notificações PUSH e utilizar recursos como de geolocalização. A atualização dos PWAs também é muito mais simples e flexível, o que facilita a manutenção do projeto ao longo do tempo. É possível inclusive adicionar um atalho (ícone do PWA) na “home screen” do celular.

Dessa forma, um PWA é mais acessível e fácil de comunicar aos usuários. Não é à toa que empresas como Google, Uber e Spotify já oferecem seus serviços utilizando a tecnologia, basta acessar qualquer um deles através do navegador do seu celular para verificar como é possível prover uma usabilidade e experiência do usuário tão boas quanto a de um aplicativo.

Apesar disso, a escolha entre um PWA ou um aplicativo deve levar em consideração o contexto do projeto, negócio e perfil dos usuários. Uma estratégia digital eficaz pode incluir tanto PWAs quanto aplicativos, cada um com seus objetivos e particularidades. Como sempre, essas decisões dependem de uma boa análise e planejamento.