A disseminação rápida do coronavirus no Brasil está fazendo que as pessoas se preocupem cada vez mais com limpeza e higiene pessoal. Lavar as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos e utilizar álcool em gel são algumas das recomendações mais importantes.
Mas e o seu smartphone? Você também deve ter a preocupação de higienizá-lo? A resposta é sim! Pesquisas comprovaram que o COVID-19 pode sobreviver em superfícies por horas ou até uma semana, dependendo das condições. Dessa forma, a melhor estratégia é a prevenção.
O ideal é que seu aparelho seja limpo semanalmente, no mínimo, para evitar que ele contamine suas mãos ao manuseá-lo. A maior dúvida é geralmente sobre qual produto utilizar, considerando que a maior parte dos materiais de limpezas domésticos não são apropriados e podem causar danos ao aparelho. Nunca devem ser utilizados produtos como alvejantes ou a base de cloro, por exemplo.
A Apple recentemente recomendou a utilização de lenços umedecidos com álcool isopropílico 70% para a limpeza dos seus aparelhos, desde que você evite molhar as aberturas e não mergulhe o dispositivo em líquidos ou produtos de limpeza.
Segue a lista completa de recomendações da empresa:
- Desconecte todos os cabos e desligue o iPhone.
- Use um pano umedecido macio e sem fiapos, como um pano para lentes.
- Se o material ainda estiver presente, use um pano macio e sem fiapos com água morna e sabão.
- Não deixe entrar umidade nas aberturas.
- Não use produtos de limpeza ou ar comprimido.
Viu como é fácil? Com atitudes simples como essa podemos ajudar a combater e vencer a batalha contra o COVID-19.