Os 11 Pecados Capitais no Desenvolvimento de Produtos

O autor Alan Cohen em seu livro “Prototype to Product: A Pratical Guide for Getting to Market“, cita que apenas 1 em cada 20 novos produtos para os consumidores atinge o sucesso no mercado.

Com base nisso, no primeiro capítulo do livro ele lista os 11 principais erros que podem levar um projeto de desenvolvimento de hardware ou software ao fracasso:

Pecado #1: Evitar a realização de testes sérios no projeto até o final do desenvolvimento

Você deve testar sempre e com a maior frequência possível. Apenas tarefas efetivamente testadas devem ser dadas como concluídas.

Pecado #2: Achar que sabemos o que os usuários querem em um produto

Toda e qualquer suposição sobre a realidade e necessidade dos usuários deve ser embasada em pesquisas, dados, fatos e observações. Esse trabalho nunca cessa, porque o comportamento das pessoas está em constante mudança.

Pecado #3: Achar que os usuários sabem o que querem em um produto

As pessoas pensam e agem diferente do que dizem fazer. Além disso, os usuários não sabem definir um produto ideal até o momento que o vêem e o utilizam. Então não procure neles todas as respostas.

Pecado #4: Falta de requisitos detalhados

A comunicação clara e eficiente de todos os requisitos do projeto para todos os integrantes da equipe e stakeholders é fundamental para garantir que todos estejam alinhados sobre o objetivo do projeto.

Pecado #5: Falta de um bom planejamento de projeto

O mercado e cenário de negócios mudam constantemente, então mesmo que o seu plano precise ser atualizado constantemente, o processo de planejamento contínuo é essencial para o sucesso do projeto.

Pecado #6: Não delegar responsabilidade para cada tarefa

Definir o orçamento e o prazo para conclusão de uma tarefa é inútil se não ficar claro quem será responsável por executá-la.

Pecado #7: Não atender requisitos legais

O não atendimento de leis e regulamentos legais para o seu projeto pode inviabilizar a entrega do produto, ou pior, gerar prejuízos ou multas. Pesquise a legislação específica e consulte especialistas antes de iniciar o projeto.

Pecado #8: O pecado das novas funcionalidades

À medida que um projeto é desenvolvido, surgem novas ideias de funcionalidades que sempre parecem boas demais para serem deixadas de fora.

Se você realizou um bom planejamento e os requisitos foram devidamente definidos e priorizados para atender os objetivos do projeto, não permita que novas funcionalidades sejam adicionadas durante a fase de desenvolvimento.

Isso só gera custos e tempo adicional ao projeto, além de aumentar significativamente o risco de fracasso.

Pecado #9: Não saber a hora de parar de fazer melhorias superficiais

O bom é inimigo do ótimo. Algo sempre pode ser melhorado, porém o custo benefício de continuar aperfeiçoando algo que já está bom o suficiente não compensa na maioria dos casos.

Planeje melhorias com calma para uma próxima versão do produto ao invés de prolongar o desenvolvimento da versão atual com itens que não terão impacto relevante para os resultados.

Pecado #10: Não planejar para o fracasso (do projeto)

Até mesmo os melhores planos podem dar errado porque é impossível prever o futuro. Dessa forma, planeje o seu projeto também para o cenário pessimista e prepare medidas para se adaptar a esse tipo de situação caso se concretizem.

Pecado #11: Desenvolver tecnologia ao invés de desenvolver produtos

Um produto pode ser desenvolvido de forma mais rápida e barata utilizando ou integrando tecnologias atuais e pré-existentes, caso seja possível, portanto você deve resistir a tentação de desenvolver uma nova tecnologia apenas porque parece legal ou desafiador.

Você deve desenvolver o produto que seja melhor para os usuários e não para você mesmo.