05 Formas de Reinventar sua Empresa Durante a Crise

A crise da pandemia do COVID-19 paralisou a economia mundial e consequentemente abalou milhares de empresas no Brasil, principalmente as pequenas e médias que precisarão de muito capital de giro para suportar as dificuldades que terão pela frente até a normalização completa do cenário econômico.

No mercado apenas as empresas mais adaptáveis sobrevivem, portanto a hora de inovar e transformar o seu negócio é agora.

Segue uma lista de boas práticas para iniciar esse processo de mudança dentro da sua empresa:

  1. Identifique novas oportunidades em outros segmentos e mercados

Pense em novas formas e contextos para comercializar seus produtos e serviços. Durante a crise, os restaurantes, por exemplo, precisaram se adaptar rapidamente à modalidade exclusiva de delivery para continuar vendendo.

  1. Tire do papel as ideias de projetos promissores

Lembra daquela ideia de produto ou serviço que você estava adiando porque estava sem tempo? Agora com todo o tempo do mundo nas mãos é a hora perfeita de torná-la realidade. Você pode começar com um pequeno investimento em um MVP e evoluir de acordo com a recepção do mercado.

  1. Aperfeiçoe o processo de trabalho da equipe

O isolamento e distanciamento social estão fazendo as empresas aprenderem novas formas de trabalho colaborativo em equipes à distância. Aproveite a oportunidade para refletir e redefinir formas de trabalhar que tornem os integrantes da sua equipe ainda mais produtivos.

  1. Corte custos agressivamente (mas não funcionários)

Em momentos de crise todo e qualquer custo não essencial deve ser cortado e contratos renegociados. O importante é ter dinheiro em caixa para suportar os tempos difíceis, mas não demita as pessoas da sua equipe, porque são justamente elas que serão os agentes da transformação do seu negócio.

  1. Converse com seus clientes sobre novas necessidades (por ligação ou chamada de vídeo, claro)

Seus clientes também estão enfrentando novos desafios e possivelmente tem diferentes necessidades e problemas a serem resolvidos. Procure entender como pode ajudá-los e adaptar a sua empresa para aproveitar novas oportunidades. Assim todos saem ganhando.