A crise da pandemia do COVID-19 paralisou a economia mundial e consequentemente abalou milhares de empresas no Brasil, principalmente as pequenas e médias que precisarão de muito capital de giro para suportar as dificuldades que terão pela frente até a normalização completa do cenário econômico.
No mercado apenas as empresas mais adaptáveis sobrevivem, portanto a hora de inovar e transformar o seu negócio é agora.
Segue uma lista de boas práticas para iniciar esse processo de mudança dentro da sua empresa:
- Identifique novas oportunidades em outros segmentos e mercados
Pense em novas formas e contextos para comercializar seus produtos e serviços. Durante a crise, os restaurantes, por exemplo, precisaram se adaptar rapidamente à modalidade exclusiva de delivery para continuar vendendo.
- Tire do papel as ideias de projetos promissores
Lembra daquela ideia de produto ou serviço que você estava adiando porque estava sem tempo? Agora com todo o tempo do mundo nas mãos é a hora perfeita de torná-la realidade. Você pode começar com um pequeno investimento em um MVP e evoluir de acordo com a recepção do mercado.
- Aperfeiçoe o processo de trabalho da equipe
O isolamento e distanciamento social estão fazendo as empresas aprenderem novas formas de trabalho colaborativo em equipes à distância. Aproveite a oportunidade para refletir e redefinir formas de trabalhar que tornem os integrantes da sua equipe ainda mais produtivos.
- Corte custos agressivamente (mas não funcionários)
Em momentos de crise todo e qualquer custo não essencial deve ser cortado e contratos renegociados. O importante é ter dinheiro em caixa para suportar os tempos difíceis, mas não demita as pessoas da sua equipe, porque são justamente elas que serão os agentes da transformação do seu negócio.
- Converse com seus clientes sobre novas necessidades (por ligação ou chamada de vídeo, claro)
Seus clientes também estão enfrentando novos desafios e possivelmente tem diferentes necessidades e problemas a serem resolvidos. Procure entender como pode ajudá-los e adaptar a sua empresa para aproveitar novas oportunidades. Assim todos saem ganhando.